Grade de Horários 2019 | ||
Turma | Idade | Turno |
Maternal | 3 anos | Vespertino |
Jardim | 4 anos | Vespertino |
Jardim | 5 anos | Matutino |
O processo de desenvolvimento do ser humano está relacionado diretamente com a sua convivência social, assim como os meios materiais de que se serve para a satisfação de suas necessidades. Pois é exatamente essa convivência que dá suporte para a ampliação e desenvolvimento das suas habilidades cognitivas, afetivas e sociais.
Assim sendo, cabe às instituições públicas, particulares e à sociedade em geral, oferecer condições físicas e sociais para que as interações possam se realizar de formas seguras e concretas.
Portanto, o trabalho com crianças de 3 a 5 anos terá a aplicação das técnicas pedagógicas centradas no sentido de desenvolver a formação social, intelectual e motora.
Objetivos Gerais
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e limitações;
- Descobrir e conhecer progressivamente, em seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidados com a própria saúde e bem-estar;
- Estabelecer vínculos afetivos e de trocas com outras pessoas, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
- Estabelecer e ampliar cada vez mais, as relações sociais, aprendendo a articular seus interesses e ponto de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajudar e colaboração;
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais, como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para a sua conservação;
- Brincar expressando, emoção, sentimento, pensamentos, desejos e necessidades;
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustado às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar as suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e, avançar no processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade;
- Criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, nas diferentes faixas etárias;
- Propiciar o desenvolvimento de capacidade, envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção pessoal.